Siga-nos

O benefício da denúncia espontânea é incompatível com a compensação

A denúncia ocorre quando há o “pagamento” do tributo em espécie o que não ocorre na compensação

A denúncia espontânea deve ser compreendida como estímulo ao contribuinte autodenunciar-se e realizar a autoregularização, porque prevê a exclusão de responsabilidade de multa caso o contribuinte a realize, providenciando o pagamento do tributo devido, acrescido de juros, antes de qualquer ato fiscalizatório (artigo 138 do Código Tributário Nacional).

As multas que a denúncia espontânea exclui são penalidades pecuniárias, ou seja, as multas de caráter eminentemente punitivo, nas quais se incluem as multas moratórias, decorrentes da impontualidade do contribuinte.

Tanto o pagamento quanto a compensação são modalidades de extinção do crédito tributário (artigo 156 do CTN), no entanto, a compensação somente possuir tal efeito depois de decisão posterior, com a sua homologação, demonstrando uma suposta precariedade nessa hipótese de quitação.

A denúncia ocorre quando há o “pagamento” do tributo, ou seja, compreende apenas a quitação em espécie do tributo afastando qualquer outra modalidade de quitação como a compensação.

Assim sendo, a apresentação do Per/DComp com pedido de compensação não está amparada pela denúncia espontânea por não se tratar de pagamento do débito em dinheiro, a compensação depende de posterior homologação, deste modo, a multa de mora é devida.

A Solução de Consulta Cosit nº 233, de 16 de agosto de 2019;

Recurso Especial Repetitivo nº 1149022/SP, DJe 24.06.2010;

Acórdão n.º 1003-004.014 – 1ª Sejul/3ª Turma Extraordinária Processo nº 10880.957487/2015-84.

#compensacao

#denunciaespontanea

#denunciaespontaneafederal

Se você acredita que esse conteúdo possa interessar a outras pessoas, compartilhe.
Gratidão pela leitura, até breve com mais novidades!

Compartilhe:
Facebook
WhatsApp
Email
LinkedIn
Print

Últimos artigos

Como calcular o IPTU de 2025 em São Paulo

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma obrigação anual que incide sobre proprietários de imóveis urbanos. Em São Paulo, recentemente, muitos contribuintes têm

Menu

Fale Conosco

Entre em contato com nosso time de especialistas, estamos prontos para te atender.
Fale conosco